1° Curso de Ovinocultura Leiteira Sustentável
CURSO NO CAMPO OVINOCULTURA LEITEIRA SUSTENTÁVEL
Sistema Ovileite GEPOC Caminho1
Em sintonia com as demandas sociais e de mercado, neste final de agosto foi realizado em Belo Horizonte e Glaura/Ouro Preto, o primeiro curso no campo Ovinocultura Leiteira Sustentável – Sistema Ovileite GEPOC Caminho1.
Realizado pelo GEPOC – Grupo de Extensão na Pesquisa em Ovinos e Caprinos com apoio da Caprileite Caprinos e Ovinos Leiteiros, o curso foi ministrado pela Prof.ª Aurora Gouveia, médica veterinária e professora da UFMG, especialista em sanidade animal e ovinocultura leiteira e pela também médica veterinária, extensionista rural e especialista em queijos artesanais, Dra. Heloisa Magalhães. Além da participação especial da veterinária Patrícia Andrade, em aula comentada com a degustação da grande variedade de produtos derivados do leite de ovelha enviados pelo Laticínio Cabanha Vida (São Lourenço/MG).
No sábado a aula foi no campo, nas dependências da Fazenda São Clemente Lacaune, em Glaura/Ouro Preto-MG, de propriedade do ovinocultor Gustavo Starling, com apoio de competente equipe local.
Com participantes do Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo e Mato Grosso do Sul, o curso no campo abordou o agronegócio de ovinos leiteiros, com produto adicional cordeiro prime, adotando o Sistema Ovileite GEPOC Caminho1. No campo, os participantes puderam conhecer e vivenciar durante todo o dia, as rotinas imprescindíveis que ancoram o Caminho1. Além de desfrutar as deliciosas merendas mineiras oferecidas, com direito a mussarela e queijo fresco ovelha, canjica, pão de queijo e outros quitutes mineiros da São Clemente.
No domingo, em Belo Horizonte, a aula audiovisual complementou e revisou os aspectos teóricos e práticos fundamentais para a criação sustentável e comercialização de multi-produtos de ovinos leiteiros, finalizando com uma aula degustação da inúmera gama de produtos cárneos e lácteos – leite integral, iogurtes, queijos frescos, maturados e mofados, mussarela, pernil, almôndegas, hambúrguer, quibe, produzidos comercialmente com a raça Lacaune pelo Laticínio Cabanha Vida, que nos brindou com esse delírio de sabores e aromas!
A turma foi muito homogênea em termos de objetivos comuns, e todos já estão se preparando para dar continuidade neste curso básico, ampliando seus conhecimentos de forma sistematizada, no curso intermediário Ovileite Caminho1, que está sendo programado para o próximo mês de outubro.
Foi um enorme prazer essa convivência inicial, anfitrionados pela simpática e eficiente equipe de apoio que nos atendeu.
DEPOIMENTOS DOS PARTICIPANTES
Antônio Sérgio e Thaíssa Aragão – Brasília/DF: Positivos: Conteúdo do curso, conhecimento da professora e condução do curso. Local de realização, tanto a fazenda como a sede da empresa. Degustação e brunch.
Marina Barrosa e Paolo Werner – Belo Horizonte/MG: Curso excelente
Rafaela de Sá – Porto Alegre/RS: Visita ao criatório foi excelente, sendo que a distância de BH não foi limitante. A parte teórica do curso poderia iniciar às 08:00h ao invés de 09:00h para que os conteúdos fossem abordados com mais tranquilidade. O restaurante do almoço de sábado era ótimo.
Sérgio Henrique Andrade – Belo Horizonte/MG: Curso: Como sempre muito bem elaborado e produtivo, atendeu minhas expectativas.
Vírgílio Luiz Paiva da Silva – Mairiporã/SP: Gostei muito de ir ao campo primeiro e depois à sala de aula. O tempo é adequado e a profundidade da abordagem também não seria possível aprofundar mais sem comprometer outros tópicos. Temas que podem ser explorados em outros cursos: Alimentação e manejo/sanidade.